Nosso Karate e seu fundador, Grande Mestre Seigo Tada.

Criado na linha Gojuryu, o Karate Seigokan foi desenvolvido pelo Sensei Massazumi Tada que posteriormente assumiu o nome Seigo Tada.

SEI vem do primeiro ideograma de seu nome Massa, e GO vem do ideograma de rígido do nome Gojuryu. Aqui nos referiremos ao nosso Grande Mestre como Sensei Seigo Tada, como é popularmente conhecido em seu legado.

Nos links externos temos uma pequena biografia de nosso estimado mestre que nos deu a honra de recebê-lo no Brasil algumas vezes.

Ôss.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mokuso




O Mokuso consiste no estudo do vazio. Por isso entenda-se o processo de retorno ao estado mental de uma criança recém-nascida, à génese da parte espiritual do ser, onde não existe a percepção de sensações pré-concebidas, como o medo, o perigo e a dor, e como tal não são desencadeadas reacções como o receio, a precaução, a inibição ou a hesitação. Assim, quando atacado, o corpo reage com uma naturalidade instantânea e automática, em instinto reflexo, obedecendo apenas à sensibilidade do seu espirito e ao instinto, nato a qualquer ser vivo, de defesa de si próprio e do seu espaço para garante da sua sobrevivência. Se a mente não estiver vazia, o corpo está tenso, limitando a velocidade e a percepção sensitiva; o corpo deverá estar descontraído para servir de condutor energético, ou seja, para poder libertar de volta para o meio envolvente todo o Ki que ele absorveu.
"Da mesma forma que um espelho reflecte tudo o que se coloque em frente, e um vale tranquilo emite até os sons mais insignificantes, também o discípulo de karaté deverá esvaziar a sua mente de todo o pensamento egoísta. Só assim poderá reagir contra tudo o que possa encontrar pela frente."
Prática:
Sentado na posição Seiza, com os joelhos bem afastados, o dedo grande do pé direito sobre o dedo grande do pé esquerdo, e com a coluna cervical, dorsal e lombar alinhados longitudinalmente numa perpendicular ao chão; o queixo puxado para dentro e os olhos semicerrados, direccionados para um ponto no chão dois metros à frente. Língua a tocar levemente no palato dos dentes, braços caídos, com os cotovelos encaixados nas ancas, os antebraços apoiados nas coxas e os pulsos apoiados nas virilhas; as mãos em forma de conchas, com os dedos unidos formando um globo hemisfério - os polegares, flectidos e unidos, representam o pólo norte; os restantes dedos, com os da mão esquerda sobrepostos aos da mão direita até as falangetas, representam o pólo sul (o epicentro deste globo deverá estar direccionado para o ponto nuclear do nosso centro de gravidade, localizado dois dedos abaixo do umbigo. Inicialmente, será difícil esvaziar a mente; para ultrapassar tal dificuldade pratica-se o Susoku-Kan - equilíbrio da mente - que consiste na contagem lenta, repetida e continua, acompanhada da respiração, de 1 a 10; não se concentra em absolutamente mais nada senão na respiração e na contagem. A contagem tornar-se-á progressivamente mais lenta, e a respiração mais profunda, até se começar a sentir os batimentos cardíacos: primeiro o peitoral, depois o temporal e por fim o carotidiano. Paralelamente, o Hara começara a fluir, para a frente e para baixo, com cada vez maior intensidade: a terra exercerá uma atracção cada vez mais forte sobre o nosso corpo, o qual tornar-se-á gradualmente mais pesado sem que o praticante o sinta (se o sentir, é porque não está verdadeiramente abstraído). Após o tempo necessário até a mente estar controlada, o passo seguinte é esvaziá-la se pensar em como o fazer, a mente não estará vazia - nenhum esforço poderá estar envolvido.

Fonte: Seiwakai Portugal

2 comentários:

  1. Parabéns pelo vosso excelente Weblog do Niterói Dojo.
    Um Abraço amigo da AKSP Seigokan de Portugal.
    Pela Direcção da AKSP,
    Eduardo Lopes

    ResponderExcluir
  2. ...Tenho dica de leitura que pode ajudar muito na prática do Mokuso, quem quiser saber mais a respeito de como esvaziar e controlar a mente:
    O autor é Osho, o título é ¨consciência¨; um outro livro do mesmo autor se chama ¨nem água nem lua¨.
    saudações ao primeiro Dojo Seigokan em Niterói.
    Oss...

    ResponderExcluir